“Pesquisadores descobriram que a meditação tem benefícios no nível celular. Segundo pesquisa do Departamento de Oncologia da Universidade de Calgary, no Canadá, os telômeros, complexos de proteína dos cromossomos, são maiores em pessoas que praticam meditação do que em pessoas que não fazem qualquer tipo de intervenção.

O fato é que telômeros mais curtos estão associados a diferentes estágios do câncer, como o envelhecimento celular. Enquanto os telômeros maiores protegem o corpo contra a doença.

A pesquisa foi realizada ao longo de três meses e avaliou 88 mulheres que já haviam completado o tratamento contra o câncer de mama. Parte do grupo participou de sessões de terapia em grupo semanais e aulas de yoga, sendo orientadas também a praticar meditação em casa, por pelo menos 45 minutos, todos os dias. Enquanto isso, as outras pacientes participaram de apenas um seminário sobre o controle do estresse.

O estudo comprova que intervenções que ajudem os pacientes a controlar o estresse e promovam suporte emocional para pacientes que já passaram por tratamentos como radioterapia, quimioterapia e cirurgias, têm impacto positivo não apenas para a saúde mental, mas também para a saúde física.”

Mas afinal, como praticar?

Meditação Transcendental é a técnica mais conhecida do mundo ocidental. Tem o objetivo de fazer a mente atingir o repouso profundo utilizando mantras e diminuindo a quantidade de pensamentos.

Veja como praticar:

1. Escolha uma palavra ou uma frase que signifique algo para você, exemplo: paz, amor. Isso é um mantra;
2. Sente-se em uma posição confortável, com a coluna reta e feche os olhos;
3. Solte o corpo e relaxe os músculos;
4. Respire naturalmente, sem interferir no processo;
Repita mentalmente ou verbalmente a palavra ou expressão escolhida ao expirar, concentrando-se nela. Afastando aos poucos pensamentos intrusos e focando-se no mantra;

Medite de 10 a 20 minutos e prolongue enquanto se sentir bem. Você pode fazer de 1 a 2 vezes por dia, de preferência na mesma hora e local.

Fonte: silviobromberg