O mastologista é um médico especialista que se dedica ao estudo das glândulas mamárias, trabalha com o tratamento do câncer de mama e auxilia no diagnostico de prevenção, e hoje, é o dia nacional da profissão.

Contudo, você sabia que a homenagem aos profissionais mastologistas ocorre no dia 5 de fevereiro, pois este é primeiramente, o dia da virgem Santa Ágata? Ela é uma das mais belas e veneradas figuras do cristianismo e tem uma grande importância e representatividade em relação às mamas por causa intensa história de sua vida.

Segundo a igreja católica Ágata era uma jovem linda, de uma nobre família siciliana que atraiu o interesse do senador romano Quintianus, ele a pediu em casamento mas foi recusado. Bravo, o noivo rejeitado manda-a para um bordel, mas Ágata foge e então é acusada por Quintianus de freqüentar seitas fora da lei, por isso foi condenada. Após ser esticada na roda, açoitada e queimada por ferros em brasa, cortaram seus seios e a jogaram num calabouço com a proibição de curativos ou remédios para suas feridas.

A tradição católica conta que ela teve uma visão de São Pedro junto de um jovem, que aplicou óleos medicinais em seus machucados e a curou. Quatro dias depois o senador irritado com a cura da jovem, manda que ela seja rolada nua em uma cama de carvão em brasa e pedaços de vidro. A santa então reza com fervor. Ela orou com paixão a Deus dizendo “Meu Senhor e Jesus Cristo, Vós sois meu coração e a minha mente. Leve-me e faça-me seu”.

Na arte litúrgica, Santa Ágata é mostrada normalmente, como uma mártir segurando os dois seios em um prato.

É dia do Mastologista, louvada seja Santa Ágata!

É dia do Mastologista, louvada seja Santa Ágata!