O organismo do paciente com câncer já está agredido pela própria doença e pelos tratamentos a que foi ou está sendo submetido. Portanto, poupe seu fígado e outros órgãos de agressão extra, evitando a ingestão de certos alimentos, como frituras, leite gordo, queijos curados ou envelhecidos, carnes ou massas ricas em gordura, empadinhas e tortas feitas com massa podre. Os óleos e gorduras aquecidos para frituras ou refogados não devem ser reaproveitados. Além disso, evite os alimentos enlatados e também o amendoim e seus derivados, pois grande parte dos estoques de amendoim no Brasil e de outros países não passam em testes de controle.

O mesmo vale para os grãos de milho maduro e suas farinhas (fubá e farofa de milho em flocos). Prefira o milho verde cozido e utilize- o em pratos doces ou salgados. Pães de grãos integrais devem ser consumidos frescos para evitar o desenvolvimento de mofo. Lingüiças, salsichas, frios e carnes defumadas contém produtos químicos corantes e conservantes comprovadamente cancerígenos. Churrasco: os resíduos de carbono da fumaça penetram nas carnes e formam um poderoso carcinogênio. Além disso, as gorduras das carnes expostas ao calor e ao oxigênio, formam toda uma família de substâncias tóxicas que agridem até mesmo o DNA das células. Bebidas alcoólicas, sucos artificiais: o álcool é uma substância tóxica, e os sucos e bebidas artificiais contêm uma combinação de corantes químicos em sua composição, desaconselháveis à saúde. Refrigerantes do tipo cola contêm formaldeído e corantes tóxicos, além disso o gás dos refrigerantes causa gases e sensação de estufamento abdominal.

Os refrigerantes dietéticos geralmente contêm sacarina, tóxica para o fígado. Muitos dos refrigerantes diet/light contêm sacarina e/ou ciclamatos, que também são tóxicos para o fígado e, no caso do ciclamato, carcinogênico. Muitas pessoas consomem refrigerantes dietéticos diariamente no lugar de água e sucos ou, ainda, adoçam chás, cafés e sucos caseiros com adoçantes a base de sacarina e ciclamato, o que pode leva- las a acumular níveis tóxicos destas duas substâncias.

Água com gás deve ser evitada porque provoca e/ou aumenta o desconforto causado pelo acúmulo de gases no estômago e nos intestinos. Café e chá preto devem ser evitados por dois motivos: são irritantes gástricos e ricos em cafeína, que varre o cálcio para fora dos ossos, elimina potássio e zinco do corpo.

Fonte: Sociedade Brasileira de Mastologia