O câncer é uma doença em que as células se tornam anormais e se multiplicam sem controle. Até agora, pensava-se que a proliferação de células cancerosas é controlada por proteínas do fator de transcrição. Mas, agora, um novo estudo sugere que uma outra família de proteínas também pode estar envolvida.

O estudo – liderado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) – considera que uma família de proteínas de ligação a RNA conhecida como proteínas Musashi estão envolvidas no controle do câncer, particularmente em um subtipo de câncer de mama .
Os pesquisadores sugerem que as proteínas Musashi podem forçar as células cancerosas para mudar e para permanecerem trancadas em um estado onde não se multiplicam a um ritmo mais rápido.
As células em estados de aumento da proliferação são muitas vezes vistas em câncer e em desenvolvimento embrionário. Até este estudo, os biólogos pensavam que as células eram colocadas neste estado por fatores de transcrição – proteínas que ativam genes “on e off”, agindo sobre o DNA para controlar a taxa na qual as instruções codificadas pelo DNA são transcritos para o RNA mensageiro para retransmitir os processos celulares.
As proteínas Musashi parecem ser capazes de bloquear as células em estado de proliferação mais rápida, mas o novo estudo mostra que estas proteínas são uma família de proteínas de ligação a ARN que influenciam a expressão de genes atuando em moléculas de ARN mensageiro – também parecem ser capazes de bloquear as células num estado de proliferação mais rápida.

Dr. Katz explica que as proteínas Musashi são normalmente envolvidas em “marcação de células-tronco e progenitoras, mas elas ficam ligadas em cânceres. Isso foi interessante para nós porque sugeriu que poderia impor um estado mais indiferenciado em células de câncer.”
Para seu estudo, a equipe observou o que aconteceu com os genes quando eles mudaram os níveis de proteínas Musashi em células-tronco neurais.
Eles encontraram alterações em níveis de proteína Musashi genes associados com um processo através do qual as células se transformam de um estado para outro e que se soltam e viajam facilmente alterando as outras. O processo chama-se epitelial-mesenquimal que é a transição (EMT).
EMT é conhecida na ocorrência do câncer de mama. Quando os pesquisadores voltaram sua atenção para longe de tecido cerebral e começaram a examinar o tecido mamário, eles descobriram que as proteínas Musashi foram altamente expressivas em um tipo de câncer de mama tumor conhecido como tumores luminal B.
Tumores Luminal B não são metásticos – isto é, normalmente, não se espalham para outras partes do corpo – mas eles são agressivos e crescem rápido.
Para confirmar que era a maior expressão de proteínas Musashi que estava causando os tumores e crescer mais rápido, a equipe fez outro experimento onde eles retiraram ou “derrubaram” as proteínas Musashi – impossibilitando, assim, a sua influência sobre o RNA mensageiro – em células de câncer de mama cultivadas em laboratório.
Os pesquisadores descobriram que tirar as proteínas Musashi nas células de câncer de mama forçando as células para fora do estado epitelial. E se eles impulsionaram a expressão da proteína Musashi em células mesenquimais – que a transição para o estado do epitélio, o estado associado a maiores taxas de proliferação.
EMT conhecido por ser importante em cancros como o câncer de mama
Dr. Katz explica que as proteínas Musashi parece estar regulando a EMT mudanças de estado nas células, o que outros estudos mostram são importantes em cancros como o câncer de mama.
Mushashi proteínas são normalmente desligado após o desenvolvimento embrionário, quando EMT é um processo necessário para a regulação todo o crescimento e diferenciação que se passa. A equipe agora está tentando trabalhar para fora como as proteínas se voltou novamente em células cancerosas.
Dr. Katz diz que é muito cedo para dizer se as proteínas Musashi faria bons alvos para drogas contra o câncer -, mas eles podem ser úteis como marcadores para ajudar a diagnosticar o estado de células cancerosas está em:
“É mais sobre a compreensão dos estados de células de câncer nesta fase, e diagnosticá-los, ao invés de tratá-los”, explica ele.
Os Institutos Nacionais de Saúde financiou o estudo.
Em janeiro de 2012, Medical News Today relatou como investigadores tinham encontrado um novo mecanismo de desenvolvimento glioblastoma que ocorre após a transcrição de genes e proteínas também envolve Musashi.
Escrito por Catharine Paddock PhD
Direitos de Autor: Medical News Today 
Não para ser reproduzida sem a permissão.
DA FOTO: Os pesquisadores descobriram que uma família de proteínas está envolvida em bloqueio células cancerosas em um estado de proliferação mais rápida.